Região: Macedo de Cavaleiros, Trás-os-Montes, Portugal
Solo: Origem xistosa, com teores médios em argila e presença de quartzo
Clima: Temperado de características continentais
Vinificação: Vindima manual por casta. Ligeiro esmagamento dos bagos seguido de suave prensagem. Maceração pelicular na casta Riesling. Defecação estática, fermentação com temperatura controlada em cuba inox seguida de estágio sobre borras finas até finais de Fevereiro. Formação do lote. Ligeira filtração e estabilização pelo frio antes do engarrafamento.
Castas: Combinação invulgar entre as castas alsacianas Riesling e Gewürztraminer com a transmontana Malvasia Fina.
Cor: Brilhante e citrina.
Aroma: Atraente, com excelente intensidade e complexidade lembrando no início aromas florais (pétalas de rosa), seguido de aromas a frutos tropicais maduros (ananás, melão/meloa e líchias) e frutos citrinos (lima e toranja). Ligeiras notas minerais conferem delicadeza ao conjunto.
Paladar: Seco, ataque cremoso com uma acidez fina e equilibrada que confere ao vinho uma excelente frescura. Boa estrutura, bom aroma de boca a fruta madura (melão, pêra, alperce) e aromas florais. Final persistente. Vinho com personalidade.
Consumo: Deverá ser apreciado a uma temperatura entre os 12-14ºC. Óptimo como aperitivo. Acompanha pratos de carnes brancas com molhos gordos e peixes grelhados gordos.
Potencial de envelhecimento: 2017
Álcool: 14.16%vol
Acidez Total: 5.97 g/l
pH: 3.14
Açúcares redutores: 0.2 g/l
Produção (garrafas): 10.947
Engarrafado em: Maio 2013
Comercializado a partir de: Junho 2013
Lote: 02VPB/13
Enólogo Responsável: Rui Cunha